Close

16 de maio de 2019

A visita

Uma revoada de andorinhas sempre antecipava a chegada dela.

Ele sorria e punha a mão sobre o coração — sabia que estava acelerado. Deixava de lado o que estivesse fazendo e esperava. As andorinhas pousavam aqui e ali, enchendo a casa de algazarra, desfazendo a serenidade do lugar. E aí, do nada, aparecia ela.

— Desta vez você demorou, disse ele, disfarçando com reclamação a alegria.

— Estive muito ocupada fazendo nada, respondeu ela, com um sorriso iluminado.

Depois se observavam em silêncio, abraçavam-se com o olhar, sabedores do que os distanciava, resignados. Ele lhe falava de sua vida modesta e simples e, de vez em quando, ela o interrompia com uma risada de anjo, que agitava as andorinhas. Logo faziam amor com palavras, com respirações entrecortadas, com os olhos, da maneira que aprenderam a fazer quando descobriram que jamais poderiam ou conseguiriam se tocar.

Só uma vez ele lhe perguntou de onde ela vinha, se era um espectro, algum fantasma extraviado ou simplesmente um ser de outro mundo. Ela guardou silêncio, ele não perguntou mais.

Assim passavam as horas, amando-se e conversando, até que, de repente, as andorinhas se espantavam e voavam despavoridas, sumindo pelas janelas abertas. Anunciavam o adeus. Antes que ele dissesse Te amo, ela se evaporava no ar.

Era comum que, dias depois da visita, ele ainda encontrasse uma andorinha perdida ao abrir uma gaveta ou uma caixa de sapatos. Seu coração voltava a bater mais rápido. Então abria o armário de seus segredos, tirava de lá as grandes asas brancas e, com carícia leve, sacava o pó de cima das penas. Cheirava, quase lambia, aproximava o rosto para sentir o calor e depois as colocava de volta no lugar. Vinha à cabeça a lembrança do dia, há tantos anos, em que renunciou a elas para viver como homem na Terra e experimentar andar no arame sem rede de proteção, conhecer o isolamento, chorar sobre tesouros e misérias e abraçar o milagre da alegria.

 




Tags:, , ,

16 de maio de 2019 < a href="http://homemdepalavra.com.br/author/mbaggio/" title="Visualizar todas as postagens por Mario baggio" rel="author">Mario baggio Contos andorinha, anjo, homem, visita

               
              
            
                

Deixe um comentário