Close

18 de agosto de 2018

Anjos caídos

Os três já eram amigos noutros tempos, em que a garoa fina trazia a voz de Bing Crosby e uns versos de amor (*). Nos sábados à noite, quando era verão, eles se encontravam na praça para ver as moças fazendo o footing. Companheiros, dividiam a sede e o copo, falavam da vida, faziam piada, contavam histórias, partilhavam segredos e projetos.

Se os tempos agora são outros, eles são os mesmos. Não fazem nada, porque já fizeram. Ainda conversam e riem juntos na praça. Sabem que, sozinhos, nada ou pouco se alcança. Envelhecidos, aprenderam que não adianta lutar contra: a dor sempre parecerá recém-nascida, bruta e insistente. O cigarro fininho de maconha passa entre os dedos e lábios, as lembranças chegam, uma canção vem à cabeça e eles cantam em uníssono: Porque o silêncio é cruel / perigosa a viagem / eu te dou minha canção, tu me dás coragem (*).

Quando o cigarro vira carvão entre os dedos amarelados e some no vento, o primeiro amigo inicia um ritmo singular, esfregando as palmas das mãos e depois batendo com elas nos joelhos e no assento de madeira do banco. O segundo amigo entra no ritmo e cria sua cadência como velho bailarino espanhol, socando o chão com o salto dos sapatos. O terceiro põe as mãos em concha e, aproximando-as da boca, solta o ar em intervalos ajustados com os outros dois, e canta: Porque a vida é pouca e a morte muita / porque não há guerra, mas a luta continua / sempre nos separaram os que dominam / mas sabemos hoje que um dia isso termina (*).

Música de anjos caídos que, com os instrumentos do corpo, se eleva e ganha o ar, a praça, o céu, o universo inteiro. Músicos prenhes de gênio, que não precisam de harpas ou flautas ou trompetes. Suas partituras são repletas de alma e grande arte, e toda grande arte é assim: nasce para que o vento a leve.

 

(*) Versos de canções de María Elena Walsh, poeta, cantora e compositora argentina.

 




Tags:, , , ,

18 de agosto de 2018 < a href="http://homemdepalavra.com.br/author/mbaggio/" title="Visualizar todas as postagens por Mario baggio" rel="author">Mario baggio Contos amigos, anjos, arte, música, músicos

               
              
            
                

Deixe um comentário