Close

28 de setembro de 2017

As folhas mortas pelo chão

Construí minha casa sob a copa generosa da maior árvore do terreno, bem junto ao tronco. Saboreei por antecipação a sombra refrescante que teria nos dias de calor e isso me deu grande alegria. Ergui as paredes, aplanei o chão, pintei tudo de branco. Estava muito bonita a minha casa, mas desde que me mudei não faço outra coisa a não ser varrer as folhas secas do assoalho. Esta é a lembrança mais antiga que tenho a partir do momento em que passei a habitar lá: vassoura na mão, tirava sacos e mais sacos cheios de folhas. A árvore soltava as folhas mortas e elas caíam diretamente sobre o meu chão. Então, eu tinha que varrê-las para fora e assim manter minha casa limpa.

A toda hora, fosse dia ou fosse noite, eu estava tirando folhas secas do assoalho, e eu percebi que esse trabalho não dava o resultado esperado. Por mais que varresse, minutos depois havia novas folhas velhas sobre o chão, e isso demandava mais esforço de minha parte.

Um dia eu me casei e trouxe minha esposa para viver comigo em minha casa. Ela olhava com tristeza a minha obsessão em manter o chão limpo. Um dia, com delicadeza, apontou o dedo para o alto e me fez ver que minha casa não tinha teto, por isso as folhas secas caíam diretamente no assoalho, sempre mais e mais.

Hoje estou um pouco mais conformado. Deixei a vassoura de lado e já não me importo mais com as folhas mortas sobre o chão. Minha casa continua ao lado da árvore, que me dá sombra refrescante nos dias de calor. E as folhas continuam caindo e forrando o assoalho. Eu vivo assim, e assim a vida continua.

 




Tags:, , , , ,
              
            
  1. Mario

    O que deixa o homem feliz?O que é essa busca sem fim? Muitos dos nossos sonhos nao e o melhor mas sao nossos sonhos,O que nos deixa feliz e nos assossega o coracao? Nao sera a busca em si?

  2.     
                        
              
            
                

Deixe um comentário