Close

22 de abril de 2015

Companhia

passarinho azul

No dia do meu aniversário ganhei um passarinho de presente. Para que lhe faça companhia, disseram. Não fiz muito caso, pois não queria ter um passarinho, mas concluí que foi um presente bem melhor que as panelas, os vasos e os panos de prato que costumava receber nos anos anteriores. O passarinho, uma espécia bonita de penas azuis, veio dentro de uma gaiola branca, que eu deixei pendurada perto da janela. Assim ele poderia olhar o sol e talvez até cantar quando se sentisse feliz.

Eu vivia sozinha naquele casarão, depois que meu filho tinha saído de casa para estudar fora, anos atrás. Antes, a casa vivia cheia de alegria, barulho e música; hoje o silêncio transborda, de modo que aquele passarinho foi, afinal de contas, um bom presente de aniversário.

Outro dia escutei seu trinado e brinquei com ele: Pássaro bobinho, você canta até quando está preso!, eu lhe disse, enquanto abria a gaveta da cômoda e pegava meu crochê para passar o tempo. A avezinha ficou como louca dentro da gaiola. O que acontece com você? Por acaso quer voar para fora? Que seja. E abri a portinha da pequena jaula e o passarinho voou pela sala, ignorando a janela aberta. Depois de uns tantos volteios, pousou sobre minhas mãos, me impedindo de continuar o crochê. Quando me levantei para tentar colocá-lo novamente na gaiola, ele voou na direção do quarto do meu menino e de lá iniciou um trinado estridente, como se me chamasse.

O quarto de meu filho está intocado desde que ele foi para a capital. A estante de livros, o computador, a escrivaninha, tudo é como antes. O passarinho pousou sobre a estante e bicou um dos livros. Eu me aproximei para ver que livro era. Tirei o volume da estante e voltei à sala. Abri o livro no mesmo instante em que o passarinho pousou no meu ombro direito. E ali ele ficou, enquanto eu lia em voz alta. Muitas horas se passaram e o sol se pôs sem que déssemos por isso. Nem eu, nem o passarinho.

 

 




Tags:,

22 de abril de 2015 < a href="http://homemdepalavra.com.br/author/" title="Visualizar todas as postagens por " rel="author"> Contos companhia, passarinho

               
              
            
                

Deixe um comentário