Close

25 de agosto de 2016

Contos Mínimos # 601 a 610

margarina601.
Mãe e filho no shopping center:
— Quero um sorvete, pediu o garoto, e a mãe comprou.
— Quero aquele carrinho azul, e a mãe comprou.
— Quero esse jogo pro meu computador, e a mãe comprou.
— Agora quero que me compre um beijo, disse o menino, ao contemplar a foto de uma família feliz num anúncio de margarina.

602.
É de noite e ele espia. No 6º andar, à esquerda, a janela não tem cortinas. Ela tem o cabelo preto e a pele levemente dourada. Como em todas as noites desde há dias, ele prepara o ritual com cuidado e solenidade: apaga a luz e coloca a cadeira na varanda, diante da janela que lhe atrai, as mãos agarrando firmes o binóculo. Ela se move como uma gata, provavelmente com saltos altos (de onde está, ele não consegue enxergar seus pés). Ele brinca de, só com o pensamento, determinar os movimentos dela. Agora ela se despe, e ele se arrepia. Ela joga a roupa no chão, com a displicência de quem se sabe observada. De repente, algo inesperado acontece: ela apaga a luz. O que era uma gata se transformou numa sombra, cujos gestos ele não vê, só adivinha. Aflito por não conseguir enxergar, aperta os olhos nas lentes do binóculo e então vê: na janela do 6º andar, à esquerda, está ela, olhando diretamente para ele.

603.
Carlos e Manuel eram amigos inseparáveis desde a maternidade. Não se desgrudavam: estudavam no mesmo colégio, moravam perto, brincavam juntos. E assim foi até a adolescência. Até que o Facebook entrou na vida dos dois. Hoje apenas se dedicam um “curtir” de vez em quando.

604.
Saíam muito pouco de casa. Preferiam permanecer juntos na sala de estar ausentes.

605.
O médico legista termina seu trabalho e limpa o bisturi. Olha o relógio na parede e anota no relatório: Hora da morte: 21h30m.

606.
Desde que aderimos ao diálogo pelo Whatsapp, a comunicação em nossa família melhorou muitíssimo. A vida doméstica de mamãe, por exemplo, ficou mais ágil. Logo de manhã ela manda o cardápio do dia e todos votam em seu prato favorito. Ela aproveita para estabelecer as responsabilidades pela limpeza da casa e sempre termina mandando fotos de gatinhos fofinhos dizendo eu te amo, viu? Agora papai pode avisar com facilidade se vai chegar tarde e se diverte mandando piadas que encontra na internet, sempre acompanhadas de kkkkkkk. Eu, por minha vez, só uso o aplicativo pra digitar já vou! e pra brigar com a minha irmã, que acabei de conhecer. Ela, eu soube hoje, vive há anos no quarto ao lado do meu e se chama Luciana.

607.
Com o intuito de ganhar novos fiéis, a Virgem Maria deu início a uma turnê mundial. Estabeleceu um roteiro estratégico, privilegiando os locais com maior densidade populacional. Colheu elogios por seu poder de oratória, sua performance teatral e o caráter sobrenatural de suas aparições. Até que começaram a solicitar milagres, e ela se viu obrigada a improvisar.

608.
Trancou-se no quarto e, com lágrimas nos olhos, tentou desesperadamente estudar as lições das apostilas, para recuperar o tempo perdido durante o curso. Tem esperança de que, se passar de ano com boas notas, a notícia de sua gravidez não causará tanto impacto na família.

609.
Enquanto durou a cerimônia, Geraldo ficou em pé, recebendo os visitantes com um sorriso amável. Conversou com todos, consolou os chorosos, deu tapinhas no ombro dos mais sensíveis, até que chegaram os empregados da casa funerária. Então Geraldo entrou no caixão e, emocionado, deu adeus a todos os presentes e fechou os olhos.

610.
Com a campanha eleitoral em pleno andamento, bateram à porta de dona Amélia. Ela arregalou os olhos quando viu na soleira o candidato a prefeito em carne, osso, gravata e sorriso. Bom dia, dona Amélia. Eu vim para conversar e ajudar a senhora. Desde esse dia ele dá uma mão na limpeza, passa um pouco de roupa e deixa a louça brilhando, enquanto tenta convencer a dona da casa sobre suas boas intenções, caso seja eleito. Dona Amélia ainda não se decidiu, mas sabe que ele tem que lavar muita roupa suja para conquistar o seu voto.

 




Tags:,

25 de agosto de 2016 < a href="http://homemdepalavra.com.br/author/" title="Visualizar todas as postagens por " rel="author"> Contos Minímos contos, mínimos

               
              
            
                

Deixe um comentário