Close

3 de junho de 2017

Deter o tempo

Posso deter o tempo. É um dom. Sempre soube disso, mas nunca comentei com ninguém porque não saberia como explicar esse fenômeno. Ouça, sabe que, se eu quisesse, poderia parar o relógio por dez minutos? Não, ninguém iria acreditar.

A primeira vez que pensei deliberadamente em usar esse poder foi no pátio do colégio, quando chutaram a bola na direção do meu rosto e… bum! Ela bateu em cheio nos meus óculos. É claro que eu poderia ter evitado isso com meu dom de estancar o tempo, mas eu detestava ser um quatro-olhos e até achei bom ficar uns dias sem usar aquele acessório horroroso no rosto. Por isso não fiz nada e a bola fez todo aquele estrago nas minhas fuças.

Durante anos tive a tentação de parar o tempo na época dos exames escolares. Deixar o professor e meus colegas paralisados enquanto eu pesquisava no Google a resposta a todas as questões. Depois era só receber os elogios por ter tirado nota dez em todas as matérias. Mas, ah, essa minha mania de ser estudioso! Não usei meu dom mais uma vez e passei de ano quase raspando.

Tempos depois, numa entrevista de emprego, eu quase lancei mão do meu poder sobrenatural para sair daquela situação constrangedora. Estava com as mãos suadas e a gravata quase me enforcava. Poderia interromper o andar do tempo e petrificar aquele homem de bigodinho e voz fina que me entrevistava e tentava me convencer de que, hoje em dia, quem tem emprego tem tudo, embora minha vontade fosse sentar sozinho numa canoa e pescar um peixinho aqui outro ali, vendo o sol se pôr no horizonte. Mas não fiz nada disso e hoje estou empregado aqui nesse escritório, onde passo o dia inteiro. Chego todas as manhãs às oito e saio… depende. Normalmente quando já escureceu e todos já foram para casa ou para o encontro com os amigos. Eu volto para casa e, sozinho, janto um sanduíche na frente da televisão.

Eu posso deter o tempo, se eu quiser. É um dom. Mas eu continuo esperando o momento adequado para fazer isso. E esse momento ainda não chegou.

 




Tags:, , ,

3 de junho de 2017 < a href="http://homemdepalavra.com.br/author/mbaggio/" title="Visualizar todas as postagens por Mario baggio" rel="author">Mario baggio Prosa Poética deter, dom, poder, tempo

               
              
            
                

Deixe um comentário