Close

9 de junho de 2019

E se o Arapiraca for campeão?*

No verão de 1978, a trezentos metros de profundidade, na caverna submersa de uma mina abandonada, um grupo de cientistas descobriu uma comunidade de micróbios ainda não conhecida. Estava ali, intocada e distante dos olhos humanos, há aproximadamente dois bilhões de anos.

Assim que vieram à tona, os organismos buscaram hospedeiros e uma maneira rápida de se proteger e saciar sua fome ancestral. Grande parte deles foi viver com homens da ciência, sempre atarefados e pensativos; outra parte considerável procurou abrigo em corpos jovens e flexíveis, suados e cheios de energia vital; muitos preferiram se alojar naqueles que ofereciam sua pele escura ao calor do sol; outros tantos, naqueles que protegiam a pele do mesmo sol. A invasão não provocou danos ou doenças novas aos hospedeiros e não se teve notícia de nenhum ser humano que apresentasse mudança estrutural, óssea, de órgãos ou de forma.

Se alguma alteração houve, foi no campo das ideias. Os micróbios fizeram sua casa no centro da consciência dos hospedeiros e ela se iluminou, expandiu-se. Mudaram-se os paradigmas conhecidos até então. A dominação, o controle irresponsável da natureza, a opressão e a violência foram banidos do convívio humano. Os seres passaram a ser mais tolerantes, mais solidários, mais espiritualizados, mais envergonhados com as injustiças e desigualdades. Os filhos dos hospedeiros passaram a apresentar as mesmas novas características, fato que foi celebrado pelos cientistas estudiosos.

Os hospedeiros dos micróbios, homens e mulheres, vivem na África, aquele continente destinado a desaparecer, em cuja terra a morte se refestela. De lá sairá seguramente uma nova civilização que contagiará os demais povos do planeta. Se tudo der certo, a revolução das consciências verá seus frutos nos netos dos netos dos netos. Se não der certo, não haverá futuro a lamentar.

 

*Verso da canção “E se…?”, de Chico Buarque e Francis Hime

 




Tags:, ,

9 de junho de 2019 < a href="http://homemdepalavra.com.br/author/mbaggio/" title="Visualizar todas as postagens por Mario baggio" rel="author">Mario baggio Contos futuro, micróbios, paradigmas

               
              
            
                

Deixe um comentário