Close

20 de setembro de 2016

Monalisa

mona

As portas do museu ainda estavam fechadas e a fila já transbordava de turistas impacientes e barulhentos, máquinas fotográficas em punho. Alguns gritavam e apontavam o relógio, não se cumpre mais o horário nesta joça? Dentro do prédio, em pé na frente de um pequeno quadro, gesticulavam o diretor da instituição, o restaurador-chefe, o responsável pela segurança do local e a vendedora de ingressos, todos já muito nervosos. Sem sucesso, tentavam convencer a Monalisa a fazer um pequeno esforço e voltar a sorrir como sempre fizera durante séculos.

O diretor diz que é ela, e somente ela, a única razão para o imenso número de visitantes todos os dias; implora que não manche a reputação dele e a do museu mais famoso do mundo. O restaurador-chefe, com lágrimas nos olhos, jura que vive exclusivamente para cuidar e preservar as cores e os traços do retrato mais belo do planeta; que sem isso ele não teria mais motivo para respirar. O responsável pela segurança não esconde que ela, tão nobre e famosa, merece mais que um batalhão de guardas para lhe garantir a integridade física; que se sente orgulhoso por proteger tão honrada dama. A vendedora de ingressos, com ares de psicóloga de autoajuda, sorri com doçura e diz Mona, minha querida, já não falamos que a vida é feita de pequenos sacrifícios e que são eles que trazem as maiores recompensas? Então, mon amour, anime-se! Et voilà!

Nenhum desses argumentos surtiu efeito. Braços cruzados, a jovem senhora do retrato põe a cabeça para fora da moldura e suspira, enfadada. Hoje não está disposta a tolerar multidões em volta de si e todos aqueles flashes que quase a deixam cega. Além disso, o acordo com o Leonardo era de que ela nunca seria convertida numa mulher-objeto; pelo visto, alguém não cumpriu o prometido. Pronto, ela acabou de decidir: vai tirar o dia de folga e hidratar as cutículas. Ciao, quem veio me ver, azeite!

 




Tags:, , ,

20 de setembro de 2016 < a href="http://homemdepalavra.com.br/author/" title="Visualizar todas as postagens por " rel="author"> Contos Monalisa, museu, sorrir, turistas

               
              
            
                

Deixe um comentário