Close

22 de setembro de 2014

O pedido de Ano-novo

Na sala, a família barulhenta estava reunida para celebrar o novo ano que chegaria em poucos minutos. Os homens conversavam sobre política e economia; as mulheres, sobre o divórcio de uma delas. As crianças brincavam às gargalhadas; os adolescentes trocavam ideias sobre o último modelo de celular. Na cozinha, a mãe finalizava a ceia. Trabalhava com rapidez e em silêncio. Caprichava na arrumação dos pratos, todos enfeitados e muito coloridos. Na televisão, o locutor começava a contagem regressiva. Todos se aglomeraram na frente da tela.

– Corre, mãe, vai começar! – gritou o filho mais velho.

A mãe, ainda de avental, juntou-se ao grupo. Aproveitou para verificar se as lentilhas e as uvas estavam na mesa. Estavam. A contagem regressiva terminou e os fogos de artifício pintaram o céu de todas as cores. Todos se abraçaram. Alguns enfiavam na boca uma colherada de lentilhas, outros preferiam as uvas. “Todo mundo tem que fazer um pedido”, gritou a filha adolescente. A mãe tirou o avental e pegou a mala que estava atrás da porta.

– Já sei qual é o pedido da mamãe – gritou o filho do meio. Ela quer fazer muitas viagens no ano que vem.

Com o barulho da festa ninguém percebeu quando ela abriu a porta, atravessou o jardim e foi andando pela rua com passos decididos, sem olhar para trás. Isso aconteceu há vários anos.

 




Tags:, , ,

22 de setembro de 2014 < a href="http://homemdepalavra.com.br/author/" title="Visualizar todas as postagens por " rel="author"> Contos ano-novo, ceia, pedido, viagens

               
              
            
                

Deixe um comentário