Close

31 de outubro de 2014

Receita para escrever uma fábula

raposa-vermelha-12572258

Para escrever uma fábula você precisa de um leão, uma raposa, um macaquinho muito esperto e um camaleão – este não pode faltar, dada sua genial capacidade de se adaptar a qualquer história e a qualquer cenário.

Junte a esses personagens um pouco de sátira, outro tanto de inveja e um bocadinho de desdém e dissimulação. Não se esqueça de adicionar ironia, humor e doses extras de fingimento. Coloque esperteza e malícia em quantidades generosas. Artimanhas de todas as cores também fazem parte da receita, não economize. Pense depois no ambiente onde localizar sua fábula. Uma boa ideia é escolher um lugar aprazível, abundante de sol, belas praias e florestas exuberantes, em que os personagens se sintam à vontade e confortáveis.

Agora vem a parte mais trabalhosa, que exigirá muita astúcia de sua parte: use seu talento para urdir uma trama apimentada e cheia de reviravoltas. Faça isso de forma equilibrada, dando o protagonismo ora ao leão, ora à raposa, e cuidando sempre de manter o macaquinho e o camaleão perto dos acontecimentos, para movimentar a história e dar emoção ao enredo. Dê atenção especial ao desfecho da trama e não se esqueça de estabelecer a moral da história: a vitória do mal contra o bem, como sói acontecer. É assim desde que o mundo é mundo.




Tags:

31 de outubro de 2014 < a href="http://homemdepalavra.com.br/author/" title="Visualizar todas as postagens por " rel="author"> Prosa Poética fábula

               
              
            
                

Deixe um comentário